sábado, 17 de abril de 2010

"Campeonato de quê??"

Pra quem não conhece, o FIRST LEGO League (FLL) é um programa global sem fins lucrativos, criado para envolver e incentivar jovens a entrar no mundo da ciência e tecnologia. Com participantes entre idades de 9 e 15 anos, a FLL utiliza temas baseados em desafios para engajar os estudantes na investigação e resolução de problemas, colocando-os em contato com o mundo da engenharia.


A FLL foi criada pela Fundação FIRST ("For Inspiration and Recognition of Science and Technology") com a ajuda do LEGO Group (sim, aquela dos brinquedos LEGO!) com a finalidade divulgar o conceito da FIRST, de inspirar e celebrar a ciência e a tecnologia entre os jovens, utilizando contextos do mundo real. A cada ano o programa baseia-se num tema diferente, relacionado com as ciências e a comunidade internacional. Este ano, o tema é Smart Move. Assim, cada desafio dentro da competição é ligado a esse tema.

O desafio anual tem duas partes, o Projeto de Pesquisa e o Robô. Trabalhando em equipes de até 10 jovens, todos guiados por pelo menos um adulto. A prova de robótica envolve utilizar princípios de engenharia para criar e programar um robô de um material desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em parceria com o LEGO Group: o LEGO Mindstorms. O robô, construído em equipe pelos jovens, terá que cumprir várias tarefas e soluções ligadas ao tema selecionado para o ano. Durante a temporada, as equipes de jovens reúnem-se para projetar e partilhar os seus conhecimentos e idéias. Assim, os membros têm um curto período de tempo para:
• Criar um robô autônomo que, em 2 minutos e 30 segundos, deve executar missões pré-estabelecidas;
• Analisar, investigar, e inventar uma solução para uma dada tarefa;
• Criar uma apresentação sobre sua solução inteligente e demonstrá-la para a banca de jurados.

De forma geral, o objetivo do First Lego League é fazer com que os jovens pesquisem e busquem soluções para problemas do dia-a-dia, sobre um tema escolhido pelos organizadores a cada ano; apresentem as suas pesquisas e propostas de solução; construam um robô autônomo com o emprego de conceitos de engenharia. Além disso, o programa visa encorajar os jovens participantes a pensar como cientistas e engenheiros, proporcionar divertimento, criatividade, e experiência na aprendizagem prática, estimular os jovens a experimentar e ultrapassar obstáculos; aumentar a auto-estima e confiança dos participantes; inspirar os jovens a participar na ciência e na tecnologia.

Hummm... é mais ou menos isso. Entenderam agora?

Um comentário:

Neca Marques disse...

Olá, Prima Rubi! Desconheci, já tinha ouvido falar no Lego e em seus campeonatos mas não sabia como funcionava. Isto ococre em qual tipo de escola? Amei seu blog. Os meus são na area de artesanato e origamis. Dias de Origami- http://janicedmarques.blogspot.com/ e caldeirodabruxinhaneca.blogspot.com/
Visite, deixe um comentario ou critique. Bjks.