terça-feira, 30 de junho de 2009

Londres, primeiras impressões

Peguei um taxi do aeroporto até o hotel. Doeu o bolso, mas... quem converte não se diverte. Então, tentei aproveitar. De dentro do carro, fiquei observando os carros na rua com a direção do lado direito, os táxis pretos com cara de carro antigo, as pessoas caminhando pelas ruas...

Um dia lindo em Londres! Verão chegou com tudo por aqui. Pessoas passeando bem à vontade, pegando um sol, turistando, namorando... As casinhas que terminam na calçada, a arquitetura clássica, muito verde (ao contrário de Nova York e seus arranha-céus). Uma cidade tranqüila e agradável, foi o que se apresentou para mim nesse primeiro dia. Pode até ser besteira falar isso, mas Londres é exatamente como nos filmes. Mas melhor.

Meu hotel é ótimo, peguei um quarto que fica bem no canto do prédio, e por isso é maior e mais arejado. 16º andar, o mais alto. O quarto tem tudo. Até cozinha. O que muito me surpreendeu, quando o rapaz veio até o quarto entregar as panelas, a louça e ensinar a operar o fogão (daqueles todo eletrônico, que parecem só uma placa de vidro que fica em cima de uma estante). Olhei pra tudo aquilo e achei que fosse pegadinha. Panelas?? Oi?? (espaço reservado à sacanear as parcas habilidades na cozinha da autora do blog)

Estava altamente cansada e sem energias hoje, então saí pra rua pra fazer o básico, supermercado. Se bem que essa é uma forma bem interessante de conhecer uma cultura, se misturar ao cotidiano. Muitos indianos por aqui. Percebi que o comércio local tem muitos vendedores estrangeiros, com um inglês de difícil compreensão. Quase não conseguia entender o que me diziam.

As ruas são mais complicadas (saudade de Noya York e a sua lógica geográfica...), piso irregular e algumas não tem placa com o nome. Quer dizer, mais difícil se deslocar por aqui. O povo também não é tão receptivo e solícito. Esbarram contigo na rua e nem olham pra trás para se desculpar ou ver se não derrubou a pessoa (mas até aí, to acostumada já...). Não tem tanta gente bonita quanto em Nova York, em geral, os mais bonitos e arrumados que vi até agora são mesmo os turistas. O pessoal anda mais despojado por aqui, também em função do verão, acredito. Muitos gays também.

Fiz hoje a coisa mais sem noção que se pode fazer ao conhecer uma cidade nova. Com fome e com tantas opções ao meu redor, escolhi o Burger King. Mas troquei o refrigerante por um Five Alive, um tipo de suco/vitamina de frutas vermelhas, apesar da contra-indicação da atendente indiana (“parece remédio, não toma”, disse ela). No fundo não foi tão ruim. No fundo, todo o turista faz isso.

Encontrei um lugar que vende os famosos quebabs. Aquele lanche tão criticado pela Dr. Gillian McKeith, espécie de comida indiana que eu não conheço, mas que todo o gordinho britânico adora. Muito popular por aqui.

Adorei o preço do Red Bull. $1.20. Já comprei vários.

Deixarei os passeios turísticos para quando eu tiver mais disposição (meus olhos chegam a estar vermelhos de sono, e o corpo todo dói de tanto peso que carreguei nos ombros durante toda a trajetória... ao todo foram umas 30 horas de maratona non stopping).

Encontrei o Zaffari daqui, o Sainsburry’s. É o melhor supermercado. Enorme, tem tudo, e de alta qualidade. Bárbara, é bem o que eu tinha te falado mesmo, as frutas vem numas embalagens individuais, e a maioria não vem em pouca quantidade. Comprei cerejas naturais, aquelas de cabinho, minhas favoritas, as quais estou saboreando neste exato momento. Virei também uma pessoa ecologicamente correta aqui: comprei aquelas sacolas de tecido reutilizável para fazer as minhas compras.

Já encontrei uma Starbucks e um shopping Center. Hoje foi um dia mais dedicado aos afazeres domésticos (já que tem louça, comprar lava-louças, pano de prato, de chão e dar uma abastecida básica na geladeira). Amanhã, com mais energia, vou explorar mais essa cidade linda.

Beijosnãomeliguem.
(manda torpedo que é mais barato! To mandando e recebendo normal, com preço de local)

2 comentários:

Babi disse...

Ai que tudo, comendo cerejas.
I wanna see some pictures! =D
Eii, vc fez alguma coisa no sábado, ou no fim não teve nada?

Beijosnãoteligarei!

Bel disse...

Eu tinha feito um comentario gigante para colocar aqui...mas de repente sumiu entao vou resumir o que tinha escrito!

Tu ta em Londre Rubizoca! Que sonha, aproveita muito amiga!

Quando tava lendo o q tu escreveu lembrei de algumas coisas do meu inicio aqui. Tem muita coisa em comum entre a Australia e Inglaterra, aqui eh colonia britanica, tem ate feriado da rainha.
Aqui tambem eh mao inglesa demorei para me acostumar e quase fui atropelado varias vezes, te cuida!

Aqui tambem tem kebabs, eu acho bem nojentinho... os australianos adoram!
Que inveja do teu verao! Aqui ta um frio de conngelar!

Aproveita Rubi!

E quero um presente que diga London! qualquer coisa, mas tem q dizer London! =D

Bjao